BC renova 74% de dívida em ‘swap cambial’ que vence no dia 18

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 11 de junho de 2003 as 15:02, por: cdb

O Banco Central renovou nesta quarta-feira 74% de uma dívida em contratos de “swap cambial” que vence em 18 de junho. A operação consiste em trocar os títulos que vencem daqui a uma semana por outros com novos vencimentos.

O total da dívida era de US$ 1,03 bilhão. A instituição não informou se haverá ou não uma segunda etapa da operação, mas, na última transação desse tipo, foram renovados 77,8% da dívida em uma primeira etapa e mais 17,8% na segunda.

A não-renovação integral da dívida, anunciada há duas semanas, foi entendida como intervenção indireta no câmbio, já que os investidores que detêm esses títulos como forma de “hedge” (proteção contra oscilações do dólar) vão procurar outras alternativas para se proteger, como comprar moeda no mercado à vista, o que pode pressionar as cotações.

Entretanto, nas duas rolagens de dívida efetuadas após a divulgação da medida, 95% do montante foi renovado, mas não houve nervosismo no mercado porque especialistas consideram que a parcela não renovada é muito pequena para produzir efeitos no dólar.

Da mesma forma, analistas esperam que uma segunda operação para rolagem da dívida de 18 de junho aconteça ainda nesta semana.