BC: Inflação vai fechar o ano abaixo da meta oficial

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de abril de 2006 as 13:41, por: cdb

A estimativa dos analistas de mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano é de 4,43%, abaixo da meta oficial de 4,50% e dos 4,77% previstos pelos especialistas no boletim Focus, deste segunda-feira. Conforme os cálculos de uma centena de economistas do setor privado, consultados todas as semanas pelo BC sobre as tendências dos principais indicadores da economia, as simulações de inflação projetam preços em baixa, tanto no varejo quanto no atacado. A começar pela estimativa de 0,31% para o IPCA deste mês, que deve cair para 0,25% em maio. Com isso, a expectativa de inflação para os próximos 12 meses cai de 4,20% para 4,17%.

As perspectivas de queda são maiores ainda nas vendas por atacado, que estão em baixa há dez semanas. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) projeta redução de 3,14%, na pesquisa anterior, para 3%; e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) cai de 3,43% para 3,14% no mesmo período.

Os outros indicadores de inflação da pesquisa mantiveram as projeções anteriores. O Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe) aponta para inflação anual de 4,05% na capital paulista, e o reajuste acumulado dos preços administrados por contrato, ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos e outros) converge para a meta de 4,50%.