BC faz consulta pública sobre regras de gestão de capital nos bancos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 4 de janeiro de 2011 as 18:35, por: cdb

>
04/01/2011BC faz consulta pública sobre regras de gestão de capital nos bancos

Stênio Ribeiro

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília – O Banco Central enviou comunicado hoje (4) à rede bancária do país, no qual informa que estão prontas as minutas de resolução e de circular que recomendam aos bancos uma autoavaliação de adequação do nível de capital existente para cobrir os riscos do negócio.

 

As minutas, com recomendações do Comitê de Basileia, visam a aumentar a estabilidade do sistema financeiro e estão à disposição para análise técnica dos bancos, em consulta pública que vai até o dia 15 de fevereiro. O BC adianta que as novas regras devem entrar em vigor até o final de 2012.

 

O Acordo de Capitais Basileia I, promovido pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), em 1988, estabeleceu que os bancos eram obrigados a fazer um provisionamento mínimo de 8% de capital próprio (patrimônio dos acionistas) em cada operação, de modo a reduzir riscos. O provisionamento aumentou depois para 11%, no Acordo Basileia II, de 2004.

 

Considerado como Banco Central dos Bancos Centrais, o BIS (Bank for International Settlement) vai realizar no próximo fim de semana mais uma de suas reuniões bimestrais com autoridades monetárias de diferentes países em busca de medidas de aperfeiçoamento em administração bancária.

 

Será a oportunidade para o novo presidente do BC, Alexandre Tombini, estrear naquele colegiado. Ele viaja para a Suíça na próxima sexta-feira (7), de acordo com sua assessoria.

 

Edição: João Carlos Rodrigues