BBC diz que governo britânico exerce ‘pressão sem precedentes’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de junho de 2003 as 21:25, por: cdb

A BBC acusou o governo britânico, nesta quinta-feira, de “pressão sem precedentes”, depois de ter recebido uma carta de Alastair Campbell, assessor de imprensa do primeiro- ministro britânico Tony Blair, pedindo-lhe uma resposta “até ao final do dia”.

Ao depor perante a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Comuns, na quarta, Alastair Campbell exigira um pedido formal de desculpas da BBC-rádio, que o acusou de ter exagerado um dossiê sobre o arsenal iraquiano publicado em setembro de 2002.

– A BBC responderá a estas questões, mas não no prazo ditado pelo senhor Campbell -, precisou o comunicado assinado pelo diretor de informação, Richard Sambrook.

– Alastair Campbell, lamentou Sambrook, falseou gravemente o trabalho jornalístico da BBC. Disse que acusamos o primeiro-ministro de ter enganado os Comuns, mas nós não dissemos nada disso. Disse que tínhamos dado a entender que o primeiro-ministro lançara o país numa guerra a partir de uma base falsa, mas nunca demos a entender nada disso.