Bastos: ‘ação de traficantes terá fim’

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 31 de março de 2003 as 15:20, por: cdb

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, disse nesta segunda-feira que, de acordo com análise da Polícia Federal, as ações criminosas ocorridas nesta madrugada no Rio foram uma reação à prisão do traficante conhecido como Sombra, na última sexta-feira.

Bastos reafirmou que o governo não tem “um único tiro de canhão” para combater a criminalidade, mas garantiu que essas ações de traficantes terão fim. Ele informou que, no dia 7 de abril, vai se reunir com todos os secretários de Segurança de todos os estados para discutir a implantação do programa de segurança no país.

Márcio Thomaz Bastos explicou que o objetivo é o combate sem trégua ao crime organizado. Ele destacou que um dos fatores mais importantes no programa serão as ações contra a lavagem de dinheiro.

O ministro informou que o governo federal está montando um departamento para tratar especialmente da questão e adiantou que o Brasil vai aplicar as práticas mais modernas existentes em outros países contra a lavagem de dinheiro.

Sobre as críticas que o secretário de Segurança do Rio, Josias Quintal, teria feito à divulgação das operações realizadas pela Polícia Federal contra o crime organizado, o ministro respondeu que tem trabalhado muito bem com a governadora Rosinha Matheus e que todos os agentes públicos estão empenhados nesta luta.