Base aliada espera que reformas sejam aprovadas até agosto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de junho de 2003 as 17:52, por: cdb

A expectativa da base aliada do governo é que as propostas de mudanças na Previdência e na área tributária sejam aprovadas até agosto, nas comissões especiais da Câmara.

– As reformas da Previdência e Tributária, propostas pelo Executivo, estão andando e a convocação extraordinária do Congresso Nacional em julho repõe a tramitação dentro do calendário que o governo deseja cumprir, que é aprovação das reformas ainda neste ano – disse o líder do governo na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B/SP).

Segundo Aldo Rebelo, os cronogramas definidos pelas Comissões Especiais das Reformas Tributária e da Previdência estão sendo cumpridos na Câmara. Ele admite que o calendário é virtual, sujeito a injunções políticas, ao esforço da oposição de obstruir e de protelar.

– Mas o governo confia na sua base parlamentar e na capacidade dessa base de assegurar o cumprimento desse cronograma e garantir a votação das reformas e a sua aprovação definitiva ainda este ano – disse Rebelo.

Após serem analisadas e votadas pelas Comissões Especiais, as reformas propostas pelo governo vão ser apreciadas pelo plenário da Câmara. Depois, serão encaminhadas para o Senado.

– As palavras do presidente foram mal compreendidas por alguns setores, mas depois Lula repôs o seu conceito sobre o Congresso e o Judiciário e acredito que essa manifestação dele já desfez os mal entendidos – disse Rebelo sobre as declarações do presidente Lula na última terça-feira, na Confederação Nacional da Indústria.