Barroso apóia social-democratas nas eleições portuguesas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 15 de fevereiro de 2005 as 09:53, por: cdb

O presidente da Comissão Européia (braço Executivo da União Européia), José Manuel Barroso, dará apoio abertamente ao Partido Social-Democrata (PSD), nesta terça-feira, pouco antes das eleições marcadas para domingo, disse a rádio portuguesa TSF.

Barroso abandonará sua postura de neutralidade em relação ao pleito, afirmou a TSF. O presidente da Comissão Européia divulgará uma mensagem de apoio durante programa de campanha do PSD na TV.

– Na qualidade de social-democrata, desejo, neste momento, mostrar minha solidariedade e minha confiança de que o PSD será novamente capaz de cumprir suas responsabilidades – dirá Barroso.

– Ele (o partido) tem condições, novamente, de guiar Portugal no caminho da justiça social e no caminho do progresso – vai dizer ainda.


O PSD (centro-direita), ao qual pertence o primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, aparece bastante atrás dos socialistas nas pesquisas de intenção de voto. Algumas pesquisas sugerem que o partido pode sofrer sua pior derrota nas urnas.

No dia 5 de fevereiro, durante um encontro com Santana Lopes em Lisboa, Barroso recusou-se a declarar seu apoio ao PSD nas eleições. O presidente da Comissão Européia disse então que seria inapropriado para alguém em sua posição realizar tal manobra. Barroso renunciou ao cargo de premiê em julho a fim de assumir o comando do Poder Executivo da UE. Santana Lopes, então o vice-líder do PSD, substituiu-o.

O presidente português, Jorge Sampaio, dissolveu o Parlamento em dezembro e convocou eleições antecipadas, afirmando que Santana Lopes não havia conseguido seguir adiante com as políticas de Barroso.

O PSD e seu aliado, o Partido Popular, suspenderam os eventos de campanha eleitoral na segunda e na terça-feira por causa da morte, no domingo, de Lúcia dos Santos, a última das três crianças que afirmaram ter visto a Virgem Maria em Fátima em 1917. O governo declarou dia nacional de luto nesta terça-feira.