Barjas Negri anuncia ajuda para combater a dengue no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 9 de novembro de 2002 as 00:01, por: cdb

O ministro da Saúde, Barjas Negri, disse, hoje, nesta capital, ao falar sobre o combate à dengue, que a expectativa em relação ao ano passado é de uma redução de 50% dos casos da doença este ano. Para o ministro, o fato de este ano as autoridades terem antecipado o planejamento da liberação de recursos para o combate à dengue será fundamental para redução do número de casos.

Segundo Barjas Negri, a forte campanha de mobilização marcada para o dia 23 de novembro terá outro ponto primordial nesta luta. “Se conseguirmos repetir agora o que fizemos no dia 9 de março, a situação ficará muito mais tranqüila, é preciso que a população esteja atenta e faça adesão ao plano de mobilização”, disse, lembrando que 90% dos criadouros das larvas do mosquito da dengue são domiciliares, daí a importância de as pessoas realizarem limpezas em suas casas. Destacou ainda que o trabalho de manutenção com relação à dengue, deve ser contínuo, pois nenhum país do mundo conseguiu controlar definitivamente a doença.

O ministro anunciou que no máximo até o final deste mês, mais de 1.400 veículos estarão sendo entregues às prefeituras, bem como aparelhos, máquinas de pulverização e microcoscópios, com o objetivo de ajudá-las na guerra contra a dengue.

Ainda hoje, o ministro da Saúde deverá se reunir com as autoridades estaduais de Saúde do Rio, para avaliar a situação.