Barbosa Neto recebe na Prefeitura Grupo Sansey de Londrina

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 14:58, por: cdb

Barbosa Neto recebe na Prefeitura Grupo Sansey de Londrina

Escrito por n. comSeg, 27 de Fevereiro de 2012 17:51

Entidade vai representar América Latina no maior evento cultural do Japão em junho 

O prefeito Barbosa Neto recebeu hoje (27), em seu gabinete, o Grupo Sansey de Londrina, que vai representar o Brasil no maior festival cultural do Japão, o Festival Yosakoi Soran, O yosakoi soran é uma dança típica japonesa que utiliza o canto, taikos, danças e coreografias rápidas, inspiradas nos movimentos da agricultura e pesca, mas com ampla liberdade de criação.

A visita teve o objetivo de divulgar a participação brasileira no evento mundial, que acontece durante os dias 6 e 10 de junho no Japão. O Grupo Sansey de Londrina pretende levar 40 jovens integrantes, sendo a única entidade da América Latina a competir. Das nove edições nacionais, o grupo londrinense venceu seis delas.

Além do prefeito e integrantes, a solenidade contou com a presença da presidente do Grupo, Mity Shiroma; do representante do Grupo Sansey junto ao Festival no Japão, Toshihiko Ayukawa, que veio especialmente do Japão, e do representante da Associação Yosakoi Soran do Brasil, Sérgio Nishitani.

No entanto, para representar o Brasil no Japão, o Grupo Sansey de Londrina precisa de contribuições e patrocínio de empresas. O prefeito Barbosa, que valoriza a cultura japonesa, garantiu ajudá-los. “De todas as manifestações culturais, a que mais impressiona qualquer visitante é o grupo Sansey. O som dos tambores, a dança, as cores, é um espetáculo maravilhoso. Vamos contribuir de alguma forma por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e Sercomtel”, disse Barbosa Neto.

Para o torneio mundial, o grupo está reelaborando uma coreografia apresentada em 2010, cujo tema está relacionado à gratidão familiar. “Estamos pensando em dar um toque brasileiro, incluindo um pouco de samba na apresentação. Para isso, também, estamos contando com o apoio do compositor londrinense, Marcos Tureta”, informou a presidente do grupo, Mity Shiroma

Conhecido como o “Carnaval Japonês”, o Festival Yosakoi Soran do Japão acontece todos os anos na cidade de Sapporo, província de Hokkaido, norte do Japão. O evento vai contar com mais de 45 mil dançarinos, de várias partes do mundo, além da participação de aproximadamente 2 milhões de pessoas.

Os interessados em contribuir com o grupo londrinense podem entrar em contato pelos telefones (43) 3328-6922, (43) 3348-5145 e (43) 9991-6528, ou, pelo e-mail .

Foto: Vivian Honorato