Bando rouba avião para o tráfico

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de maio de 2003 as 23:37, por: cdb

Tráfico de drogas ou contrabando de armas são as duas hipóteses que o delegado José Darci Arruda está investigando para tentar esclarecer o roubo de um avião na madrugada desta segunda-feira em um dos hangares do Aeroclube do Espírito Santo, localizado em Vila Velha, Região Metropolitana de Vitória. O roubo aconteceu quando um bando de 15 homens, fortemente armado e usando uniformes de camuflagem, invadiu o aeroclube rendeu e amarrou o vigia e depois se dirigiram para o local onde estava estacionada a aeronave, considerada a mais moderna do aeroclube para o roubo.

Para o delegado Darci Arruda, da Divisão de Crimes contra o Patrimônio da Polícia Civil, e encarregado de investigar o caso, quem roubou o avião usou tática de guerrilha. A aeronove pertence ao empresário Jorge Donatti, um dos sócios da Destilaria Itaúnas S.A, localizada em Conceição da Barra, no litoral norte do Estado acusado de ser o mandante do assassinato de sua mulher Cláudia Soneghete e da arrumadeira Mauricéia Rodrigues em janeiro, na Ilha do Frade, ocorrido na mansão de propriedade do casal que estava separado.

Jorge Donatti está com prisão preventiva decretada e nesta quinta-feira acontece o sumário de acusação do crime. O delegado Darci Arruda já informou que pretende interrogá-lo a respeito do roubo. O avião roubado tem custo estimado entre US$ 200 e 250 mil e pertencia a empresa Atal Agropecuária da qual o empresário Jorge Donatti também é sócio. O grupo conseguiu decolar por volta de 3h30 e de acordo com o empresário, que já prestou algumas informações à polícia, os ladrões podem ter usado o curso de um rio como referência para chegarem ao litoral. A aerovane voa a 14 mil pés e pode ser monitorada por radar.

José Darci Arruda explicou que a intenção do bando era mesmo roubar o avião, já que um outro foi retirado do hangar para desobstruir a passagem. Segundo o delegado, os assaltantes deviam conhecer detalhes do funcionamento do avião que teve pane em um dos motores em uma viagem para o Rio de Janeiro.