Bandas de rock encerram programação cultural do Cidadania Para Todos neste sábado na Maria Aragão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 13:22, por: cdb

Uma programação cultural ousada com bandas de rock metal vai movimentar o encerramento da décima edição do Programa Cidadania Para Todos neste sábado (03), na Praça Maria Aragão, a partir das 18h. O evento realizado pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Grupo Cidade de Comunicação (Rádio e TV Cidade – afiliadas à Rede Record), por meio do Programa Cidade Solidária, proporcionará aos amantes do rock assistir algumas das bandas que estarão presentes no Metal Open Air – Festival Internacional de Rock que irá acontecer de 20 a 22 de abril, no Parque Independência, com a participação de 40 bandas nacionais e internacionais.

 

A partir das 18h, as atrações da noite serão as bandas de rock metal Fúria Louca e Jack Devil. Já a banda de rock internacional Hail encerrará a programação do Cidadania Para Todos no sábado (03).

As atividades culturais de encerramento da décima edição do Cidadania para Todos começam pela manhã, a partir das 9h, com a Banda da Guarda Municipal, seguida dos grupos de dança Hip Hop, de Capoeira e de Ballet, do Programa Escola Aberta, que vão se apresentar no palco da concha acústica da Praça Maria Aragão.

 

Depois, os alunos da UEB João Lima Sobrinho farão uma roda de capoeira e, logo depois, haverá a apresentação do Tiririca Couver e do grupo de dança da UEB Mário Andreazza. A Feira da Criatividade também fará parte da programação e funcionará das 16h às 22h.

 

A parceria entre a Prefeitura e a TV Cidade não se restringe apenas ao festival que fará parte da programação dos 400 anos de fundação da capital maranhense, mas também às ações solidárias de políticas públicas dos Programas Cidadania Para Todos e Cidade Solidária.

 

Mesas de diálogo entre secretários e presidentes de órgãos e fundações municipais debatem ações e projetos públicos com lideranças comunitárias do Centro da cidade, todas as noites, desde a última segunda-feira (27), no salão Paroquial da Igreja de São Pantaleão, com a presença da primeira-dama, Gardênia Ribeiro Gonçalves.

 

“Esta parceria com o Programa Cidade Solidária é muito importante porque abrange a divulgação das nossas ações de cidadania, que realizamos desde o início do Cidadania Para Todos em 2011, e agora temos a oportunidade de mostrar à população o que a Prefeitura está executando na cidade, através da rádio e da TV Cidade”, afirmou Gardênia Gonçalves.

 

Uma das coordenadoras do programa municipal, Denise Albuquerque, ressaltou a magnitude que as ações estão tendo com a visibilidade nos meios de comunicação. “Com este apoio de divulgação, estamos mostrando à cidade o objetivo do Cidadania Para Todos que é fortalecer as ações sociais e os projetos municipais nas comunidades de São Luís para uma qualidade de vida melhor para todos”, frisou.

 

Debates e prestação de contas As mesas de diálogo que acontecem todas as noites no decorrer da semana e terminam nesta sexta-feira (02) com o encontro “Prefeito com Você”, que contará com a presença do prefeito João Castelo, debatem a administração municipal com as principais lideranças comunitárias de cada região. Na oportunidade, os secretários e presidentes de órgãos e fundações municipais fazem uma espécie de “prestação de contas” das ações e projetos de cada secretária, órgão e fundação.

 

Na noite de quarta-feira (29), os representantes das secretarias municipais de Educação (Semed), de Meio Ambiente (Semmam) e de Saúde (Semus) apresentaram as ações realizadas durante os três primeiros anos da gestão municipal do prefeito João Castelo e de projetos em andamento e que serão executados neste ano de 2012.

 

A equipe técnica de Educação, coordenada pelo secretário Othon Bastos, apresentou um balancete de todos os projetos elaborados e executados no município desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), destacando alguns dos programas sociais implantados nesta gestão a exemplo do Programa do Fardamento Escolar que beneficiou mais de 100 mil alunos.

 

Nas questões ambientais, o titular da Semmam, Afonso Henriques de Jesus Lopes, apresentou à comunidade do Centro os setores técnicos do órgão como a Coordenação de Recursos Ambientais (CRA), que está com um projeto de lei para ser aprovado na Câmara Municipal de Vereadores que cria o Sistema Municipal de Unidades de Conservação (Sismuc).

 

“Com a aprovação deste projeto, a primeira ação da Semmam será a restauração da área verde do Diamante que está abandonada e em situação precária, servido apenas para esconder marginais e ameaçando a sociedade. Mas só poderemos intervir nesta área com a aprovação desta lei”, esclareceu Afonso Henriques.

 

Na área da Saúde, o secretário Gutemberg Araújo fez uma avaliação das ações realizadas em 2011 e mostrou a reforma de mais de 40 unidades de saúde na gestão João Castelo. Ele explicou às lideranças comunitárias que o setor é dividido em sete distritos, distribuindo assim as unidades de saúde para todas as regiões da cidade. O secretário afirmou que a Prefeitura investe em saúde pública quase 25% do orçamento municipal, ultrapassando seus limites e ainda assim os recursos são escassos.

 

“Precisamos de convênios com os governos federal e estadual, mas os recursos federais ainda são insuficientes para que possamos melhorar a qualidade do atendimento e dos serviços prestados à população. As prefeituras que arrecadam menos são as que mais gastam no setor da saúde e não conseguem acabar com a superlotação nos hospitais, que sempre vivem sobrecarregados de pacientes”, concluiu Gutemberg Araújo.

 

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL NA MARIA ARAGÃO

Veja a programação cultura dos programas Cidadania Para Todos e Cidade Solidária para o próximo sábado (03), na Praça Maria Aragão.

ATIVIDADES CULTURAIS

DIA 03/03/2012

 

 

HORA

ATIVIDADE

LOCAL

EXECUTOR

09:00

Apresentação da Banda da Guarda Municipal

Palco – Praça Maria Aragão

SEMUSC

09:30

Grupo de Dança Hip Hop – Programa Escola Aberta

SEMED

10:00

Grupo de Capoeira – Programa Escola Aberta

10:30

Grupo de Ballet – Programa Escola Aberta

11:00

Capoeira – UEB João Lima Sobrinho

11:30

Tiririca Couver

SEMMAM

15:00

Grupo de Dança – UEB Mário Andreazza

SEMED

18:00

Banda Fúria Louca

Metal Open Air

19:00

Banda Jack Devil

20:00

Banda internacional Hail