Banco do Brasil procura prefeitura para financiar agricultura familiar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 15:00, por: cdb

23/03/2012 – 17:47Banco do Brasil procura prefeitura para financiar agricultura familiar

Para a aplicação do DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável –estratégia que busca impulsionar o desenvolvimento de atividades produtivas, o Banco do Brasil (BB), através da agência Nova Marabá, procurou a Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI), na semana passada, para uma parceria com vista ao financiamento da agricultura familiar no âmbito da hortifruticultura.
 

Na última quinta-feira (22), em reunião com todos os gerentes do BB em Marabá foram traçadas as estratégias iniciais com vista à futura parceria. Nesse acordo, a SEAGRI entrará como intermediária entre o banco e os agricultores, reunindo também outros agentes ligados à produção agrícola, e indicando, inicialmente, 10 associações de produtores rurais para que seus membros habilitem-se a receber crédito.
 

Cabe ainda à SEAGRI oferecer orientação técnica para a produção dos hortifrútis, com apoio de instituições como SEBRAE, Emater e Embrapa.
Durante o encontro, também foi proposto que o novo Conselho de Agricultura, a ser eleito na segunda-feira, 26, seja convidado a participar dessa parceria não como órgão fiscalizador, mas também na viabilização de apoios à agricultura familiar. Outras organizações como FECAT, FETRAF e FETAGRI podem unir esforços para que o programa dê certo.
Em 17 de abril, acontecerá nova reunião com todas as entidades, incluindo as associações de produtores do entorno de Marabá, como Vila Sororó, Murumuru, Coca Cola, Burgo, Geladinho, Sarandir, Brejo do Meio e outras. Essas associações funcionarão como piloto e, se prosperar a parceria, ela será estendida às regiões mais distantes do município.
 

Secretário Claúdio Almeida em reunião com gerentes do Banco do Brasil em Marabá