Balões coloridos tomam conta do céu de Brasília de hoje a sábado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de setembro de 2011 as 08:15, por: cdb

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O céu de Brasília amanheceu hoje (7) mais colorido e em clima de festa. É o aquecimento para o 1º Campeonato Nacional de Balonismo da Independência que ocorre até o dia 10. Por três dias, brasilienses e turistas poderão assistir a um espetáculo que enfeitará a cidade com 37 balões, dos quais 27 farão uma homenagem especial ao 7 de Setembro enfeitados com a bandeira de cada estado e do Distrito Federal.

O balão que deverá ser alvo das atenções é o que leva a Bandeira do Brasil, que tem forma retangular e o tamanho de um prédio de dez andares. Apenas os grupos de balonismo dos Estados Unidos e do Canadá têm balões com as bandeiras nacionais e em tamanhos diferenciados.

Ontem (6), os pilotos fizeram um treinamento para o campeonato. Logo cedo, eles tomaram conta do céu de Brasília. Os pilotos decolaram da Esplanada dos Ministérios, um dos principais cartões-postais da cidade, e enfeitaram a capital. Coloridos e vistosos, os balões chamaram a atenção de quem saiu às ruas.

Cada balão leva de uma a três pessoas, dependendo do tamanho do cesto. O balonismo é um esporte aéreo que reúne distintas categorias e competições. No país, o esporte é representado pela Confederação Brasileira de Balonismo, criada em 1987. A primeira vez que um balão tripulado levantou voo no mundo, segundo os estudiosos, foi no século 18, na França.

Edição: Graça Adjuto