Baleia e filhote aparecem nas praias do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 16 de outubro de 2003 as 10:41, por: cdb

Uma baleia e seu filhote nadaram perto das Ilhas Cagarras, em frente ao Mirante do Leblon, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira. O deslocamento dos animais está sendo acompanhado de perto pela equipe do comandante do Grupamento Marítimo (Gmar), Marco Aurélio Silva, que acredita que a baleia é a mesma que foi vista nesta quarta-feira na praia de Saquarema.

Para o comandante, os animais são da espécie jubarte. A baleia deve medir entre 18 a 20 metros. Marco Aurélio Silva informou que cinco guardas-vidas tiveram que mergulhar para rasgar redes de espera colocadas por pescadores para evitar que os animais ficassem presos.

As baleias chamaram a atenção dos banhistas e dos moradores da região por estarem a cerca de 200 metros da areia. “Elas estão dando um grande espetáculo, levantando a cauda e borrifando água. Há muita gente parando seus carros para ver”, contou Silva.

Ele pede aos pescadores que retirem as redes, já que os animais estão próximos à praia. Outro pedido é que os helicópteros não acompamhem o trajeto das baleias porque o barulho estressa os animais.

Os cetáceos também foram vistos nas praias de São Conrado e Ipanema. Os salva vidas pediram para que os banhistas não se aproximassem das baleias para não irritá-las.