Bairros carentes de Osasco serão beneficiados pelo programa Segundo Tempo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 8 de fevereiro de 2005 as 16:12, por: cdb

Quase tudo pronto para mil estudantes da rede pública de Osasco (SP) começarem o ano letivo com o pé direito. São alunos de nove bairros carentes que, a partir de segunda-feira, serão beneficiados pelo Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte.

A Federação das Associações Comunitárias de São Paulo (Facesp), parceira do programa, cedeu a infra-estrutura de 10 centros comunitários para serem transformados em núcleos de atendimento. A ação é respaldada pela prefeitura municipal de Osasco, que já disponibilizou espaços públicos – como quadras e ginásios – para a prática esportiva.

Cada centro comunitário passa a atender 100 crianças dos ensinos fundamental e médio, no período oposto ao que estudam. Nessas unidades, eles terão reforço escolar e alimentar oferecido pelo Ministério do Esporte. Cada unidade também poderá desenvolver atividades próprias, com apoio da comunidade. Nos espaços cedidos pela prefeitura local, além de capoeira e xadrez, as crianças poderão praticar vôlei, futebol de campo, basquete, handebol e futsal. O Ministério do Esporte ainda assegura uniforme e material esportivo.

Segundo o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, uma das grandes vitórias do Segundo Tempo é a interatividade com a comunidade e a participação dos pais dentro do ambiente escolar. “Todos são atores dessa mudança. Com o programa, os pais e a instituição escolar estão ficando cada vez mais próximos e, com isso, cada problema identificado é solucionado mais rápido”, explicou o ministro.

Além de Osasco, a parceria com a Facesp atende a estudantes carentes de mais três cidades do interior paulista: Campinas, Mauá e Americana. Ao todo, serão cerca de 12,5 mil crianças que passarão a contar, logo nos primeiros dias de aula, com o programa do governo federal de inclusão social por meio do esporte.

As informações são da assessoria de imprensa do Ministério do Esporte.