Aviso de Pauta: Palestra sobre Consec reúne dirigentes municipais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 08:09, por: cdb

A Semuc (Secretaria Municipal de Cultura), em parceria com a Seec (Secretaria Estadual da Cultura), promove palestra com o coordenador de incentivo à cultura, Maurício Stunitz Cruz, da Seec, amanhã (29), às 14 horas, no Centro Cultural Gilberto Mayer. O encontro busca reunir os dirigentes de 51 municípios que compõem a Aceo (Associação Cultural do Extremo Oeste), ligados à Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

O objetivo é orientar os dirigentes municipais quanto à realização das conferências municipais de cultura e sua importância na consolidação do Consec (Conselho Estadual de Cultura). “É importante que os dirigentes culturais participem desse evento, esclareçam dúvidas e troquem experiências para garantir o sucesso da fase municipal de conferências em suas cidades”, explica a secretária de Cultura, Judet Biblio Haschich.

O conselho estadual é uma peça importante na implantação do Sistema Estadual de Cultura. As conferências são requisitos necessários para que sejam definidos os representantes que irão integrar o Consec, criado pelo governo estadual, em janeiro deste ano.

A Conferência Municipal de Cascavel está prevista para o dia 17 de março, às 8 horas, no Centro Cultural Gilberto Mayer. Já a Conferência Macrorregional será realizada em Cascavel, no dia 31 de março, às 14 horas, no Centro Cultural Gilberto Mayer.

De caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador, o Consec terá como atribuições participar da elaboração e acompanhar a execução do Plano Estadual de Cultura, participar da formulação do Plano Anual de Ações, definir e aprovar os editais do Profic (Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura) e cooperar com os conselhos de política cultural nas esferas municipal, estadual e federal.