As autoridades dos Estados Unidos impediram hoje, quarta-feira, a aterrissagem de um avião da British Airways (BA) num aeroporto de Nova York devido à presença no vôo de um passageiro suspeito, confirmou a companhia aérea britânica.
Um Boeing 747 com 239 passageiros a bordo partiu hoje do aeroporto londrino de Heathrow às 11.00 GMT (09.00 de Brasília) com destino ao aeroporto JFK de Nova York. No entanto, a aeronave foi obrigada a voltar para a capital britânica.
Segundo as autoridades americanas, o nome do passageiro suspeito, que foi interrogado pela polícia britânica ao voltar a Londres, aparece numa lista de suspeitos de terrorismo.
“Havia uma pessoa viajando com passaporte francês cujo nome estava numa lista de vigilância antiterrorista”, disse uma porta-voz da Administração de Segurança do Transporte dos EUA, em declarações à cadeia pública britânica BBC.
Uma porta-voz da BA se limitou a dizer que “não houve nenhuma ameaça para a segurança do avião e os passageiros chegarão ao JFK às 20.00 GMT (18.00 de Brasília) de hoje”.
Sem dar muitos detalhes, um porta-voz da Polícia Metropolitana de Londres confirmou que o passageiro em questão, aparentemente oriundo de um país europeu, não foi detido.
O incidente aconteceu depois de em setembro passado as autoridades dos EUA negarem a entrada no país do cantor britânico Yusuf Islam, conhecido como Cat Stevens e convertido ao islamismo.