Avião com mais de 90 pessoas a bordo explode no Irã

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 6 de dezembro de 2005 as 10:30, por: cdb

Um avião de transporte militar com mais de 90 pessoas a bordo,  caiu nesta terça-feira em uma área residencial do Teerã, capital do Irã, e explodiu, informaram a polícia e o Crescente Vermelho. O C-130 chocou-se contra um prédio de dez andares no destrito de Yaftabad, ao sul do aeroporto de Mehrabad, segundo a agência de notícias Isna. Outros órgãos de imprensa iranianos disseram que o prédio é de apartamentos.

A aeronave caiu quando tentava fazer um pouso de emergência no Mehrabad, que é o principal aeroporto internacional de Teerã. Testemunhas disseram que ouviram uma grande explosão no momento da queda.

– Está horrível por aqui. É sufocante –  disse à Reuters por telefone Shahram Alamdari, do Crescente Vermelho.

A Isna disse que o avião ficou em chamas e que o incêndio prejudica os esforços de resgate. Ainda de acordo com a agência estatal de notícias, 94 pessoas estariam a bordo. A agência Fars, semi-oficial, colocou o número em 106 e disse também que o total de vítimas deve ser alto, por se tratar de uma área densamente povoada. O último grande acidente aéreo no Irã ocorreu em fevereiro de 2003, quando um Ilyushin-76 caiu no sudeste do país, matando todos os 276 soldados da Guarda Revolucionária e tripulação a bordo.