Avião cai na Turquia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 8 de janeiro de 2003 as 17:44, por: cdb

Um avião da companhia estatal Turkish Airlines, com 80 pessoas a bordo, caiu quando se preparava para pousar em um aeroporto na região sudeste da Turquia, nesta quarta-feira. Segundo autoridades do governo, há seis sobreviventes, incluindo uma criança de dois anos.

O acidente aconteceu em meio a uma neblina densa na região, que, assim como o restante da Europa, vem sofrendo com o mau tempo nos últimos dias.

O avião, modelo Avro RJ100, havia decolado em Istambul e feito escala em Ancara. No momento em que caiu, se aproximava da pista do aeroporto de Diyarbakir.

O vôo 634 levava 75 passageiros e cinco tripulantes.

Carros de bombeiros e ambulâncias chegaram rapidamente ao local do acidente. Oito pessoas foram levadas com vida para hospitais.

“A Polícia esvaziou o terminal”, contou um motorista de táxi, Sahin Aykut. “Mas havia pessoas gritando e chorando”.

“Vi muitas ambulâncias correndo para a pista e policiais tentando acalmar as pessoas”, disse um outro motorista.

Diyarbakir é uma cidade geograficamente estratégica, localizada perto das fronteiras com o Iraque e a Síria. Sua população é formada por uma grande comunidade curda. O aeroporto local é militar.

O último acidente aéreo grave na Turquia acontecera em maio de 2001, quando um avião de transporte militar caiu no sudeste do país, matando 34 oficiais e soldados das forças especiais de elite.

Em 1991, na mesma região, 55 pessoas morreram na queda de um avião civil, após o passageiro ter insistido no pouso, apesar de uma nevasca que reduziu drasticamente a visibilidade.