“Avatar” é o primeiro na lista da pirataria em 2010

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 22 de dezembro de 2010 as 13:38, por: cdb

Avatar, o maior sucesso mundial de bilheteria em todos os tempos, foi o filme mais pirateado do ano, segundo dados divulgados por um blog de partilha de arquivos.

O filme foi baixado 16,6 milhões de vezes de sites de compartilhamento de arquivos, segundo o TorrentFreak. Isso representa um aumento de 33% na atividade de downloads em relação ao filme mais pirateado do ano passado, Star Trek, que foi baixado pouco menos de 11 milhões de vezes.

A 20th Century Fox, que distribuiu o épico de ficção científica, não está exatamente reclamando. Avatar rendeu quase US$ 2,8 bilhões nas bilheterias mundiais, tornando-se o filme de maior arrecadação da história (não contabilizada a inflação).

O diretor James Cameron frequentemente considera o cinema 3D como sendo a melhor aposta da indústria para combater a pirataria, mas óculos 3D não impediram piratas de quebrar todos os recordes conhecidos de pirataria.

Ainda não se sabe qual é a performance financeira de Avatar como entretenimento domiciliar, mas o lançamento inicial do DVD também quebrou recordes de vendas.

Surpreendentemente, o segundo na lista de pirataria foi Kick-Ass: Quebrando Tudo, baixado 11,4 milhões de vezes. O filme sobre um super-herói mirim teve performance fraca nos cinemas, com apenas US$ 96 milhões de bilheteria mundial.

A Origem foi o terceiro filme mais pirateado, com 9,7 milhões de downloads, seguido por A Ilha do Medo, com 9,5 milhões, e Homem de Ferro 2, com 8,8 milhões.