Autoridades garantem ampliação de metrô em Porto Alegre

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de novembro de 2003 as 14:48, por: cdb

O ministro das Cidades, Olívio Dutra, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, e o prefeito de Porto Alegre, João Verle, assinaram nesta segunda-feira protocolo que prevê a ampliação do metrô de superfície na capital gaúcha. A implantação da segunda linha do metrô está orçada em US$ 650 milhões financiados pelo Banco Mundial. Segundo o ministro Olívio Dutra, a integração dos poderes federal, estadual e municipal é essencial para garantir os recursos da contrapartida.

Segundo o ministro, no primeiro momento, a idéia é buscar condições de viabilizar a linha 2, que vai do centro até a zona norte da cidade, para atender 500 mil passageiros. Na segunda etapa, a linha chegaria aos municípios de Cachoeirinha e Gravataí, na região norte da grande Porto Alegre.

O governador disse que o protocolo é inédito, porque coloca Porto Alegre na lista de capitais que tem habilitado sistemas de transporte urbanos por via térrea. João Verle lembrou que a responsabilidade de resolver o problema do transporte na região metropolitana da capital gaúcha é de todos e não só da prefeitura municipal.