Autoridades de Israel e dos EUA tentam finalizar plano de retirada de Gaza

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 12 de abril de 2004 as 03:24, por: cdb

Autoridades israelenses e norte-americanas tentavam finalizar no último domingo os detalhes da retirada unilateral de Israel dos assentamentos na Faixa de Gaza.

Uma autoridade diplomática, que falou sob a condição de anonimato, disse que o chefe de pessoal do primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, Dov Weisglass, e outras autoridades israelenses encontraram-se na Casa Branca com o vice-conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Stephen Hadley, e com Elliot Abrams, um importante assessor do Conselho de Segurança Nacional.

A reunião aconteceu antes da visita de Sharon à Casa Branca, marcada para quarta-feira, enquanto o presidente George W. Bush lança uma nova rodada diplomática no Oriente Médio nesta semana para abrir caminho para a retirada de Israel dos assentamentos de Gaza.

Fontes políticas israelenses em Jerusalém disseram que Sharon iria obter uma promessa por escrito dos EUA de que, em troca da retirada de Gaza, Israel não teria que abrir mão da Cisjordânia sob um acordo de paz futuro.

A autoridade disse que os dois lados trabalhavam em ‘entendimentos’ sobre aspectos-chave do plano de Sharon, depois que autoridades próximas a ele disseram que ele esperava a aprovação para manter partes da Cisjordânia.

Na segunda-feira, Bush se encontra em Crawford, Texas, com o presidente egípcio Hosni Mubarak. O rei Abdullah da Jord nia deve se encontrar com Bush em Washington em 21 de abril.