Autoridades da polícia do Rio Grande do Sul visitam o COI da GM de Indaiatuba

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 08:01, por: cdb
  • Publicação: 26/03/2012 – 10:57h
  • Redatores: Lincoln Franco
  • Release N.º: 600
  • Eliandro Figueira – ACS/PMI

    O COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Municipal de Indaiatuba recebeu, na sexta-feira (23), durante todo o dia, autoridades policiais do Rio Grande Sul. O grupo tem como objetivo implantar o sistema de monitoramento na Região Metropolitana do Rio Grande do Sul.

    A Granpal (Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre) apresentou o projeto para o governador do Estado, Tarso Genro, que acatou a iniciativa. Atualmente ela tramita na Secretaria Estadual de Segurança Pública. As primeiras cidades contempladas serão Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada e Viamão e a previsão é de entrar em funcionamento até o começo de 2013.

    A equipe foi recepcionada pelo chefe do Gabinete do prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e secretário de Defesa e Cidadania, Alexandre Guedes Pinto. Ele apresentou as ferramentas tecnológicas utilizadas e os resultados obtidos. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, comparando janeiro de 2012 ao mesmo período de 2011, os furtos de roubos de veículos, em Indaiatuba, caíram 54,7%. Passaram de 53 para 24 e entre as cinco cidades que possuem o mesmo porte populacional na RMC (Região Metropolitana de Campinas), Indaiatuba apresentou a maior redução.

    O COI recebeu a visita do coronel Leonel Andrade, diretor do Departamento de Informática da Brigada Militar do Rio Grande do Sul; do delegado de Polícia, Emerson Wendt e do também delegado e coordenador do Rio Grande do Sul na Paz, Carlo Roberto Sant’Ana da Rosa. Do DGEO (Departamento de Gestão da Estratégia Operacional) da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Rio Grande do Sul vieram Marcos Coelho Gonçalves Meirelles e o assessor Dario Menezes da Silva. O grupo foi acompanhado pelo diretor executivo do Consórcio Metropolitano de Porto Alegre, Alberto Liebling Kopittke.

    A Multiway, empresa responsável pelo software que gerencia o monitoramento, foi representada pelo diretor José Antônio Baptistão; e os analistas Edson Souza e David Belzini. O encontro ainda contou com a presença de Paulo Giacomelli, comandante da GM de Jundiaí; da delegada Titular de Indaiatuba, Ruth Daniel de Souza, do capitão PM e comandante da 4ª Cia de Indaiatuba, André Luiz Pacheco Pereira, do coordenador do COI, Milton de Jesus Martins e do assessor da Secretaria de Defesa e Cidadania, coronel Antônio Marinho da Silva.

    #