O presidente George W. Bush anunciou nesta quinta-feira que a coalizão de nações que apóia uma ação militar contra o Iraque está aumentando e que as forças americanas estão agora “na primeira fase da guerra”.
Bush, cercado pelos integrantes do governo, disse que a reunião foi realizada para “fazer uma revisão em nossas estratégias de tornar o mundo mais pacífico, de tornar nosso país mais seguro, e tornar a vida de nossos cidadãos a mais cômoda e próspera possível”.
Esta foi a primeira intervenção pública de Bush desde o anúncio, na noite da última quarta-feira, da guerra contra o Iraque.
Bush apareceu junto do secretário da Defesa Donald Rumsfeld e do secretário de Estado Colin Powell, que o informam sobre os avanços militares e a campanha diplomática mundial para conseguir a aprovação para a guerra.
Apesar da oposição da França, da Alemanha, da Rússia e da China, o presidente disse que Powell informou sobre o “crescente aumento da coalizão de voluntários, as nações que apóiam nosso profundo desejo de paz e liberdade”.
“Mais de 40 nações apóiam agora nossos esforços. Estamos agradecidos por sua determinação, apreciamos sua visão e saldamos seu apoio”, disse Bush, que também agradeceu aos que estão lutando na frente de guerra.
“Agradecemos a eles, agradecemos a suas famílias, apreciamos seu sacrifício”, acrescentou.