Aumenta número de países a favor da guerra

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 20 de março de 2003 as 18:54, por: cdb

O presidente George W. Bush anunciou nesta quinta-feira que a coalizão de nações que apóia uma ação militar contra o Iraque está aumentando e que as forças americanas estão agora “na primeira fase da guerra”.

Bush, cercado pelos integrantes do governo, disse que a reunião foi realizada para “fazer uma revisão em nossas estratégias de tornar o mundo mais pacífico, de tornar nosso país mais seguro, e tornar a vida de nossos cidadãos a mais cômoda e próspera possível”.

Esta foi a primeira intervenção pública de Bush desde o anúncio, na noite da última quarta-feira, da guerra contra o Iraque.

Bush apareceu junto do secretário da Defesa Donald Rumsfeld e do secretário de Estado Colin Powell, que o informam sobre os avanços militares e a campanha diplomática mundial para conseguir a aprovação para a guerra.

Apesar da oposição da França, da Alemanha, da Rússia e da China, o presidente disse que Powell informou sobre o “crescente aumento da coalizão de voluntários, as nações que apóiam nosso profundo desejo de paz e liberdade”.

“Mais de 40 nações apóiam agora nossos esforços. Estamos agradecidos por sua determinação, apreciamos sua visão e saldamos seu apoio”, disse Bush, que também agradeceu aos que estão lutando na frente de guerra.

“Agradecemos a eles, agradecemos a suas famílias, apreciamos seu sacrifício”, acrescentou.