Aumenta as vendas no comércio paulista em novembro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de novembro de 2003 as 17:05, por: cdb

As vendas do comércio continuam em alta e a perspectiva é de que melhorem ainda mais a partir de agora, com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que medem as vendas a prazo, aumentaram 8,5% na primeira quinzena deste mês.

Em média, foram feitas 60.437 consultas por dia, 4,1% a mais do que em igual período de outubro. No Usecheque, termômetro das vendas à vista ou com pré-datados, a alta foi de 4,8% em relação aos 15 primeiros dias de outubro. Em média, as consultas diárias ao Usecheque somaram 86.807, empatando com o período do mês anterior.

— A recuperação é inequívoca e poderia ser melhor se o sábado, dia 15, não tivesse sido um feriado — afirmou Emílio Alfieri, economista da entidade.

Para Alfieri, o pequeno acréscimo de 4,2% no registro de novos inadimplentes não preocupa, pois houve um aumento de 12,4% nos cancelamentos na primeira quinzena do mês. A expectativa é que os consumidores continuem pagando suas dívidas em atraso e recuperando capacidade de tomar crédito, movimento que deve se acentuar com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário.

Em outubro, a recuperação foi notada principalmente no crediário, com a venda de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Agora, na avaliação de Alfieri, o aumento de vendas está chegando às lojas de vestuário e calçados.

— O consumidor começou a comprar a moda primavera-verão e nossa expectativa é que o Banco Central continue a derrubar o juro e a permitir a recuperação da economia — disse.