Atrasos nos vôos continuam nesta segunda-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 13 de novembro de 2006 as 10:31, por: cdb

A situação nos aeroportos voltou a se complicar na manhã desta segunda-feira. Chegaram a acontecer atrasos de até quatro horas em alguns aeroportos.
 
Um vôo da TAM vindo de Recife deveria ter chegado em São Paulo às 3h30, mas só chegou às 7h20. Outro vôo da TAM para Porto Alegre, previsto para as 4h30, só decolou por volta das 8 horas.

No Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo havia dez pousos atrasados. Em Brasília, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, havia seis vôos atrasados. 

Em Porto Alegre, no Aeroporto Salgado Filho, quatro vôos estavam atrasados. No Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte, um vôo vindo de Porto Seguro pousou com três horas de atraso. No Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, um vôo da TAM vindo de Maceió deveria ter chegado às 5 horas, mas não havia chegado até às 8 horas.

Os atrasos ocorreram no fim de semana por causa da falta de dois operadores de vôo em Brasília, que, segundo a Infraero, se ausentaram do serviço por motivos de acidente pessoal e doença na família.

Depois do acidente com o avião da Gol em 29 de setembro, o problema da falta de pessoal no setor de controle de tráfego aéreo foi agravado porque foram afastados temporariamente 10 controladores de vôo de Brasília. 

O governo anunciou que remanejará 15 controladores para Brasília. Mas antes de assumir as novas posições eles precisam passar por um treinamento. 

O governo também autorizou a recontratação de 60 controladores que foram há pouco tempo para a reserva. Mas esses operadores também precisarão passar por um período de treinamento.