Atrações culturais fazem parte das comemorações de 7 de Setembro no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de setembro de 2011 as 07:41, por: cdb

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A agenda cultural no feriado da Independência traz diversas atrações para os cariocas nesta quarta-feira (7). A Quinta da Boa Vista será palco de um dos balés mais renomados do mundo, da companhia de dança russa Ballet Kirov. A apresentação será gratuita e começa às 17h30.

Os bailarinos dançarão balé com música de Chopin no primeiro ato e o famoso Lago dos Cisnes no segundo e último atos. Esta é a quarta turnê do Ballet Kirov no país e será a segunda vez que fazem uma apresentação gratuita no Rio. Na primeira vez, em 1998, eles se apresentaram para 50 mil pessoas na Enseada de Botafogo.

Na 15ª Bienal do Livro, no Riocentro, zona oeste da cidade, escritores vão aproveitar a data para participar de debates e encontros relacionados à história do Brasil. Entre os autores que confirmaram presença no evento nesta quarta-feira estão Eduardo Bueno, Laurentino Gome, Thalita Rebouças, Ruy Castro, Luiz Ruffato e Cristóvão Tezza.

A partir das 19h, Laurentino Gomes conversa com o público sobre suas obras a respeito da chegada da família real portuguesa no Brasil e do processo de independência. “Pátria Amada Pátria Minha Como o Brasil se tornou mais Brasil” e “Há Caminhos a Seguir na Música Popular Brasileira” são alguns dos temas das palestras, inspiradas no 7 de Setembro.

Os leitores não tão interessados na Independência do Brasil também terão vez nesta quarta. O espaço terá atividades para crianças durante todo o dia e às 18 horas a americana Anne Rice, autora de Entrevista com o Vampiro, vai conversar sobre seus trabalhos. A 15ª Bienal do Rio vai até domingo (11).

Edição: Talita Cavalcante