Ator inglês, Dennis Quilley, morre aos 75 anos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 6 de outubro de 2003 as 18:48, por: cdb

Morreu neste domingo em Londres o ator Dennis Quilley, aos 75 anos. Ele tinha câncer e morreu em sua casa em Londres. Quilley era um dos principais atores do National Theatre da Inglaterra e participou de vários musicais e grandes peças da dramaturgia britânica.

Ele adoeceu durante a turnê de Anything Goes, remontagem do musical de Cole Porter, e não pôde atuar na fase inglesa da peça, no West End, rua dos teatros em Londres.

Conhecido por atuar em textos clássicos do teatro, Quilley viveu Macbeth na peça homônima de Shakespeare. Isto foi em uma fase áurea do National Theatre, entre 1971 e 76, quando o ator também atuou em peças como A Tempestade e Hamlet, de Shakespeare, e Longa Jornda de Um Dia Noite Adentro, de Eugene O’Neill.

Por duas vezes, Quilley conquistou o prêmio máximo do teatro inglês, o SWET, em 1977 e 1980. Sua carreira foi construída no teatro, mas ele também trabalhou em cinema. Fez parte do elenco de Leilão de Almas, de Ted Kotcheff, Rei David, de Bruce Beresford, Ana dos Mil Dias, de Charles Jarrot, e Assassinato no Expresso do Oriente, de Sydney Lumet.