Atleta Vicente Lenilson abre o Circuito Caixa Maratoninha em escola municipal

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 16:24, por: cdb

EsporteSexta-Feira 23 de Março de 2012

Atleta Vicente Lenilson abre o Circuito Caixa Maratoninha em escola municipal

Foto:David Majella  

Para lançar o Circuito Caixa Maratoninha, da Caixa Econômica Federal, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, junto ao padrinho do evento de 2012, o atleta Vicente Lenilson, estiveram presentes na tarde desta sexta-feira (23), na Escola Municipal Consulesa Margarida, localizada no bairro Estrela Dalva I.

Cerca de 150 crianças, vestidas com a camiseta e o boné da Caixa, cantaram o Hino do Estado, junto com o superintendente do banco, Paulo Antunes Siqueira, a secretária municipal de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta e o deputado federal Edson Giroto.

Para conseguir o silêncio das crianças, que estavam eufóricas com a presença do atleta, o superintendente da Caixa disse que cada um deles ganharia um cofrinho, que, além de ser o símbolo da maratoninha ele era o símbolo da poupança. Em seguida, contou a história de como surgiu o banco.

“Há 151 anos, um escravo começou a guardar dinheiro embaixo da cama para conseguir comprar sua liberdade. Porém, o dono do escravo descobriu e começou a roubar o dinheiro dele. Dom Pedro então criou uma caixa de madeira e colocou dois guardas para tomarem conta. Sendo assim, todo dinheiro que o escravo ganhava ele guardava dentro da caixa. Até que um dia ele conseguiu comprar a liberdade dele”, contou o superintendente.

Em seguida, o prefeito destacou a alegria em receber o atleta como padrinho da Maratoninha. “Esta escola foi escolhida para apresentar o projeto ao atleta Vicente Lenilson. Ele veio até aqui para estimular vocês a praticarem esportes, pois vocês podem ser futuros campeões. Quando ele tinha a idade de vocês, ele também sonhava e estudava igual a vocês”, destacou Trad Filho.

Com olhares curiosos e aguardando ansiosamente pela palavra do atleta, as crianças prestaram atenção no discurso do incentivador. “Vocês devem estar me olhando e perguntando: como uma pessoa tão pequena corre tanto? Comecei tarde no esporte, mas minha determinação e força de vontade me tornaram um campeão olímpico”, informou Lenilson.

O atleta falou ainda da ligação do esporte com os estudos, que ambos devem caminhar juntos. “O esporte anda em conjunto com a educação. O esporte mudou minha vida e me deu condições de conhecer outras culturas. Eu gostaria que todas as crianças seguissem meu caminho”, ressaltou.

Foi só encerrar a cerimônia que as crianças se aglomeraram em volta do atleta, com os bonés erguidos na tentativa de um autógrafo. Com sorriso no rosto e muito bom humor, o atleta fez questão de atender cada uma das crianças.

O Circuito Caixa de Maratoninha é a maior competição de corrida infantil do país e será realizada em Campo Grande neste domingo, 25, a partir das 9h, no Parque Ayrton Senna.

Participam da competição mais de 1.500 crianças com idade entre 6 e 12 anos. A prova que tem um percurso de 300 metros é dividida em categorias de acordo com a faixa etária, contando também com baterias para jovens portadores de necessidades especiais que se enquadram nas idades permitidas.

Os participantes recebem um kit da competição, contendo camiseta, boné e lanche. Após a prova todos os atletas mirins são premiados com medalhas e terão a oportunidade de conhecer Vicente Lenilson, medalha de prata no revezamento 4×100 em Sydney (2000). Os vencedores de cada bateria voltam para a casa com uma bicicleta.

O Circuito Caixa de Maratoninha tem o patrocínio da Caixa e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande através da Funesp.

 

Fonte/Autor: Valquíria Oriqui MTB 921/MS