Atividades culturais marcam comemoração de quatro anos do CCM

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 08:36, por: cdb

1 de Março de 2012 – 11h03

Atividades culturais marcam comemoração de quatro anos do CCM

Na manhã desta última quarta-feira (29), a Secretaria de Desenvolvimento Social comemorou os quatro anos de criação do Centro de Convivência da Maturidade (CCM) com um café da manhã feito especialmente para receber os idosos. Durante o evento houve a apresentação de teatro encenada pelos idosos do Cras da 1.206 Sul.

 

Dirigida pelo psicólogo Pietro Lamonier e a assistente social Cristina Mônica, a peça “União o Que é o Que é” levou o espectador de forma intrigante a fazer uma reflexão sobre os valores que os aproximam e o poder desta união quando utilizada para auxiliar os mais fragilizados.

 

O idoso João Carlos de Oliveira, 72 anos, que também participou do evento, emocionou as pessoas ao recitar poema de João Pessoa em fusão com os de sua autoria.“Viver é fácil, saber viver é atitude heróica de toda uma vida. Serei eu o grande herói, ou apenas um ilustre desconhecido que viaja sem rumo em busca do nada,” declamou João Carlos.

 

O Secretário de Desenvolvimento Social, Robledo Suarte, destacou que o CCM vem promovendo qualidade de vida para os idosos durante quatro anos com serviço de atendimento social que promove atividades físicas, sociais, culturais, recreativas, ocupacionais e de lazer. “Hoje temos cerca de 150 idosos que freqüentam assiduamente o centro e graças à dedicação dos profissionais que têm compromisso com o social, nossos idosos têm demonstrado mais saúde, melhor convívio familiar e integração, fatores fundamentais para melhor qualidade de vida,” disse Suarte.

 

O secretário ainda ressaltou algumas conquistas, como o Parque Municipal da Pessoa Idosa , que visa à promoção e manutenção da saúde física e emocional, cuidados pessoais e o convívio social, além do acordo de cooperação técnica que tem como objetivo disponibilização do programa de inclusão sócio digital, em que a prefeitura irá coordenar a criação de turmas e a UniSerpro fará a supervisão e disponibilizará o conteúdo dos cursos a distância, com ênfase ao atendimento da melhor idade através do módulo básico.

 

Segundo a coordenadora do CCM, Salete Worn, desde da fundação do Centro foram trabalhados em rede os serviços de atendimento à pessoa idosa com o propósito de atender a demanda populacional que incorpora serviços como atividades físicas, fisioterapia, dança, passeios, confecções de peças artesanais entre outras ações. “Temos uma equipe altamente qualificada que vem buscando parcerias e desenvolvendo trabalhos de incentivo e motivação em promoção da autoestima dos idosos.

 

Para a Diretora de Proteção Básica, Luiza de Sousa Silva, o Centro de Convivência da Maturidade é apropriado para interação onde vários grupos de idosos, de diferentes localidades, se reúnem e compartilham suas experiências e saberes. “O centro de Convivência da Maturidade vem desenvolvendo muitas atividades relacionadas à pessoa idosa, hoje temos grupos de idosos de diferentes regiões de Palmas que tem neste local um ponto de apoio e de encontro que além de desenvolverem atividades recreativas, tem servido para os idosos compartilhar suas experiências de vidas,” concluiu Luiza

 

Centro de Convivência da Maturidade

O CCM é uma obra solicitada no Orçamento Participativo e durante esses quatro anos de funcionamento desenvolve atividades diárias como dança, teatro, artesanato, esportes e outras ações que complementam e preenchem a vida dos idosos. O Centro de Convivência da Maturidade foi inaugurado dia 28 de fevereiro de 2008 atendendo aos idosos palmenses com diversas atividades como: atividades lúdicas, dinâmicas, palestras, reuniões, passeios dentre outras atividades que proporcionam uma melhor qualidade de vida.

Inez Theodoro