Atentado suicida deixa ao menos 30 mortos em Bagdá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 10 de novembro de 2005 as 12:10, por: cdb

Pelo menos 30 pessoas morreram e 19 ficaram feridas em um ataque a bomba em um restaurante em Bagdá nesta quinta-feira, segundo informações de autoridades iraquianas.
De acordo com testemunhas, a explosão no centro da cidade foi ouvida a quilômetros de distância após as 9h30 do horário local (4h30 em Brasília).

O restaurante é normalmente freqüentado por policiais, que costumam ser alvos de ataques de rebeldes.

Segundo a polícia, o suicida entrou no local e detonou explosivos que estavam amarrados a seu corpo no momento em que as pessoas tomavam café da manhã.

Vários policiais e mais de 20 civis estão entre as vítimas, afirmou o major Abdel-Hussein Minsef à agência de notícias Associated Press.

O incidente acontece um dia depois que pelo menos cinco policiais morreram, e outros nove ficaram feridos por um atentado suicida perto da cidade de Baquba, ao norte da capital iraquiana.

Baquba é a capital da província de Dyala, que tem sofrido com a violência sectária no Iraque.

Também na quarta-feira, as autoridades militares americanas informaram ter encerrado a operação de “limpeza” na cidade de Husayba, na fronteira com a Síria, depois de vários dias de combate.

A operação Cortina de Ferro, que começou no sábado, tinha o objetivo de bloquear o que os americanos dizem ser uma importante rota de infiltração no Iraque para militantes extremistas.