Atentado marca primeira visita de Annan ao Iraque invadido

Arquivado em:
Publicado Sábado, 12 de Novembro de 2005 às 11:32, por: CdB

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, fez sua primeira visita ao Iraque desde a invasão americana de março de 2003, chegando neste sábado a Bagdá, após um atentado que matou cinco e feriu dezenas de pessoas. Sua visita, que não foi previamente anunciada devido a preocupações com sua segurança, acontece após as visitas do ministro britânico das Relações Exteriores, Jack Straw, e da secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, nos últimos dias.

Rice afirmou que ela queria ajudar a amenizar as tensões entre grupos políticos que devem dominar as eleições parlamentares previstas para o dia 15 de dezembro. Oficiais americanos foram alertados que alguns grupos insurgentes devem intensificar a campanha de violência para desestimular a votação. Assim que Annan chegou em uma área fortemente armada, onde a maior parte dos negócios do governo é conduzida, um carro-bomba explodiu em um mercado público em Bagdá, que também detonou um incêndio em vários lojas e matou pelo menos cinco pessoas, segundo a polícia.

- Um carro estacionou próximo a uma farmácia e repentinamente explodiu e nós vimos fumaça e pessoas começando a correr. Mulheres procuraram por seus filhos. Os destroços voaram por toda a parte, a força da explosão foi muito forte - disse a testemunha Ali Saleh.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo