Atentado com bomba deixa seis mortos e 60 feridos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 16 de março de 2003 as 16:20, por: cdb

Seis pessoas morreram e quase sessenta ficaram feridas em um atentado com explosivos perpetrado neste domingo, por supostos guerrilheiros separatistas no estado indiano de Assam, informou a agência local PTI.

Segundo a agência, rebeldes da Frente Unido de Libertação de Assam (Ulfa) colocaram a bomba em uma estrada do distrito de Golpara e a fizeram explodir quando passavam um caminhão do Exército com soldados e um ônibus cheio de passageiros.

A bomba atingiu totalmente o ônibus e causou a morte de três dos passageiros e ferimentos em cerca de sessenta, que foram levados a hospitais da região.

Horas depois, um dos soldados do caminhão e outros dois passageiros do ônibus morreram nos hospitais.

A cada ano, a Ulfa lembra o 16 de março o que denomina “Dia do levantamento” contra o Estado federal da Índia, e ao próximo desta data seus militantes costumam executar diversas ações armadas e atentados.

O estado indiano de Assam, com uma superfície de 78.000 quilômetros quadrados e 26 milhões de habitantes, é rico em petróleo e nele atuam vários grupos guerrilheiros que defendem a independência e uma maior autonomia e os direitos dos grupos tribais autóctones.