Atendimento de emergência será normal na rede pública

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 19 de abril de 2006 as 18:37, por: cdb

O atendimento de emergência durante o feriadão de Tiradentes será normal em 11 hospitais e um instituto da rede estadual de saúde. O esquema especial começará já na véspera, ao meio-dia desta sexta, e terminará ao meio-dia de segunda-feira, dia 24. Das 12 unidades, 11 estarão abertas ao público para casos de urgência e emergência em geral. O Hospital Regional de Araruama continuará recebendo apenas os pacientes encaminhados por outras unidades da região. Já o Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro cuidará das emergências na especialidade. Não haverá consultas nem cirurgias eletivas.

O sistema de comunicação por radiofonia móvel entre os hospitais e a coordenação das unidades também funcionará 24 horas por dia, agilizando a obtenção de vagas, a transferência de pacientes e até mesmo a realização de exames. Além disso, a rede funcionará em articulação com o Emergência em Casa – Samu – 192 e o Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) do Corpo de Bombeiros.

O Emergência em Casa – Samu continuará funcionando 24 horas por dia, com ambulâncias de suporte avançado (UTI) e de suporte básico distribuídas em 15 pólos situados em hospitais públicos, PAMs e outros órgãos públicos em todo o município do Rio, comandados pela Central de Regulação do Sistema, na Ilha do Governador.

O Instituto Arthur Siqueira Cavalcante (HemoRio) também estará aberto durante o feriadão, das 7h às 18h, para receber doações de sangue. O doador precisa levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não ser usuário de drogas ilícitas e não ter tido contato sexual com pessoas com comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. Não é necessário estar em jejum. O voluntário deve somente evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Os endereços das 12 unidades de emergência:

·Hospital Estadual Albert Schweitzer – Rua Nilópolis 329 – Realengo

·Hospital Estadual Carlos Chagas – Rua General Osvaldo Cordeiro de Faria 466 – Marechal Hermes

·Hospital Estadual Getúlio Vargas – Rua Lobo Júnior 2.293 – Penha

·Hospital Estadual Pedro II – Rua do Prado 325 – Santa Cruz

·Hospital Estadual Rocha Faria – Av. Cesário de Melo 3.215 – Campo Grande

·Hospital Estadual Adão Pereira Nunes – Rodovia Washington Luiz s/n – Saracuruna – Duque de Caxias

·Hospital Estadual Azevedo Lima – Rua Teixeira de Freitas 31 – Fonseca – Niterói

·Hospital Estadual Alberto Torres – Rua Osório Costa s/n – Columbandê – São Gonçalo

·Hospital Estadual João Baptista Caffaro – Rua Osório s/n – Manilha – Itaboraí

·Hospital Regional de Barra de São João – Rodovia Amaral Peixoto 895 – Vila Nova – Barra de São João

·Hospital Regional de Araruama – Rua Bernardo Vasconcelos s/n – Araruama

·Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro – Rua David Campista 326 – Humaitá

Para atendimento médico domiciliar de urgência e emergência no município do Rio: Emergência em Casa/Samu – telefone 192.

Para doar sangue: HemoRio – Rua Frei Caneca 8 – Centro, ao lado do Campo de Santana e do Hospital Souza Aguiar.