Ataques a bomba deixam cerca de 40 mortos no Iraque

Arquivado em:
Publicado Terça, 30 de Janeiro de 2007 às 09:24, por: CdB

Pelo menos 40 pessoas morreram em ataques a bomba que tinham como alvo muçulmanos xiitas que participam do festival religioso de Ashura, no Iraque, disse nesta terça-feira uma fonte da polícia iraquiana. Um homem-bomba detonou seu artefato próximo a fiéis do lado de fora da mesquita de Dur Mandali, no noroeste de Bagdá, matando 12 pessoas. Em Bayaa, bairro na zona sudoeste da capital, quatro peregrinos foram mortos a tiros. Os atiradores que atacaram peregrinos no bairro de Bayaa também feriram nove pessoas, de acordo com as autoridades

A Ashura é uma celebração fúnebre anual que dura uma semana, ponto alto do calendário xiita. Os ataques ocorrem no último dia do evento, em meio a fortes tensões entre a maioria xiita e a outrora dominante minoria sunita.

Outras 11 foram mortas por uma bomba que explodiu na estrada em que passava uma procissão na altura da cidade de Khanagin. Atentados em anos anteriores levaram as autoridades iraquianas a reforçar a segurança este ano. O festival comemora a morte de Hussein, neto do profeta Maomé, durante uma batalha há mais 1,3 mil anos. Atentados suicidas e outros ataques contra participantes da Ashura em Kerbala e Bagdá mataram 171 pessoas em março de 2004.

Durante o evento, os peregrinos praticam a auto-flagelação em representação à sua mágoa. Dezenas de milhares de pessoas já morreram no conflito sectário que se agravou desde fevereiro de 2006, quando um atentado destruiu uma importante mesquita xiita na cidade de Samarra.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo