Artistas de rua protestam contra restrições

Arquivado em:
Publicado Terça, 21 de Dezembro de 2010 às 12:35, por: CdB

Prefeitura está restringindo a atuação de músicos e estátuas vivas, entre outras manifestações

21/12/2010



Suzana Vier,
Rede Brasil Atual





Cerca de 200 pessoas participaram de uma passeata pela liberdade de expressão dos artistas de rua na capital paulista. O protesto aconteceu na tarde desta segunda-feira (20), na avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo.

Os artistas caminharam pela avenida para denunciar restrições da Prefeitura à atuação de músicos, estátuas vivas, atores e atrizes, entre outras manifestações artísticas.

A ação conjunta da Polícia MIlitar com a Prefeitura de São Paulo, chamada de Operação Delegada, estaria impedindo desde outubro que os artistas realizem apresentações nas ruas da capital paulista e recebam doações do público.

A principal reclamação dos artistas é de que foram incluídos na legislação da Prefeitura que proíbe comércio ambulante e de que policiais militares vêm impedindo apresentações, inclusive com a apreensão de materiais como Cds e DVDs dos próprios artistas.

Em nota, há duas semanas, a Prefeitura informou à Rede Brasil Atual que os artistas têm liberdade para se apresentarem, mas não podem vender produtos, nem receber por suas apresentações.

Após o protesto nesta segunda, a Prefeitura posicionou-se de forma diferente e afirmou que os artistas podem receber doações espontâneas. "Em nada se opõe ao fato de os artistas de rua receberem doações dos transeuntes durante ou após suas apresentações".

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo