Artista internacional se apresenta em escolas públicas de Marabá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 2 de março de 2012 as 13:28, por: cdb

02/03/2012 – 16:14Artista internacional se apresenta em escolas públicas de Marabá

Alunos das escolas municipais Judith Gomes Leitão e José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira, receberam esta semana um visitante ilustre. O músico inglês Pete Moser, que fez apresentações para estudantes e professores e promoveu um diálogo sobre a cultura de vários países.

A participação dele foi possível graças ao projeto Rios de Encontro, desenvolvido no bairro Cabelo Seco, em Marabá, pelo arte-educador Dan Baron. Pete Moser coordena a reconhecida companhia More Music (Mais Música) da Inglaterra, que usa a música na escola, na rua e na comunidade em busca de diretos humanos e um mundo sustentável.

A atividade na escola Judith Gomes Leitão aconteceu na última terça-feira, com a participação de mais de 200 alunos do 6º ao 9º ano, além de professores e da direção daquele estabelecimento, parceiros do Rios de Encontro. Depois de apresentado por Dan Baron, Pete interagiu com a plateia e mostrou os ritmos musicais da Inglaterra, Irlanda, África e China, tocando variados instrumentos e cantando, causando uma sinergia impressionante com os estudantes.

Pete participou também de uma oficina com alunos e professores de música do Centro de Formação Cine Marrocos, administrado pela Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Educação. Segundo Dan Baron, a vinda de Pete faz parte de um projeto maior de residência internacional de troca cultural, formação artística e colaboração transformadora para os estudantes do Latinhas de Quintal, do bairro Cabelo Seco, mas também para a comunidade marabaense de uma forma geral.

Pete é um compositor inglês, músico e professor, e vem coordenando ‘Mais Música’ desde 1990. Vem escrevendo partituras musicais para projetos de teatro, ópera e dança. Também escreve cantos para eventos e projetos de grandes corais que celebram Direitos Humanos.

Toca diversos instrumentos e ensina percussão, voz, sopro, composição de cantos e a arte de coordenar oficinas que abraçam diversas músicas e temas de oficinas musicais, e objetivam inspirar e empoderar lideranças de música. Hoje, sexta-feira, dia 2, Pete e Dan Baron ministram um curso de formação para professores na escola Judith Gomes Leitão.

Também na terça-feira, a direção da Escola Judith Gomes Leitão deu posse aos estudantes coordenadores de turma, que vão realizar um trabalho colaborativo de educação ambiental na escola durante o ano letivo de 2012.

Presente ao evento, o diretor de Ensino Urbano da Semed, José Orlando Moraes, elogiou a iniciativa do projeto Rios de Encontro e avaliou que o ideal seria levar o músico Pete a todas as 95 escolas municipais da zona urbana de Marabá.

Pete em atividade cultural na escola Judith Gomes Leitão, acompanhado da diretora

 

O artista inglês interage com os estudantes durante a apresentação

Dan Baron auxilia Pete Moser que toca flautim com passeio por vários países