Arafat não assiste 10ª Cúpula da Organização da Conferência Islâmica

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 6 de outubro de 2003 as 00:12, por: cdb

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat, não assistirá à 10ª Cúpula da Organização da Conferência Islâmica (OCI) por motivos de segurança, informa a imprensa malaia.
 
Segundo o ministro dos Assuntos Exteriores malaio, Syed Hamid Albar, o líder palestino não irá ao encontro por medo de que Israel se aproveite de sua ausência e o impeça de voltar para seu quartel-general de Ramala, onde está confinado há 22 meses.

– Tememos que Israel dê a ordem de disparar contra Arafat, ou de impedir que ele volte para casa – afirmou o chanceler malaio.

Em 11 de setembro passado, o Conselho de Ministros de Israel aprovou a expulsão de Arafat dos territórios ocupados, ao considerar que representa um obstáculo para a paz.

Mais uma vez, a crise da Palestina será um dos temas centrais desta Reunião de Cúpula, que acontece entre os dias 16 e 18 de outubro na cidade de Putrajaya, a 25 quilômetros de Kuala Lumpur.
 
A OCI foi fundada em 1969 com o objetivo de encontrar uma solução para o conflito entre Israel e a Palestina e para o problema dos refugiados palestinos assentados na Jordânia e outros pontos da região.