Aproveite estas dicas de Beleza

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de agosto de 2001 as 21:24, por: cdb

Os tratamentos para a pele do rosto e corpo estão a cada dia mais sofisticados, mas não custa nada dar uma mãozinha a eles. É possível conseguir um visual jovem e bonito com cuidados simples e, especialmente, sem gastar uma fortuna. Basta seguir estas 22 dicas espertíssimas para ficar deslumbrante:

1- Para aproveitar melhor a ação do hidratante para as mãos, aqueça o produto ligeiramente em banho-maria antes de aplicá-lo. Após a massagem, calce um par de luvas de algodão e durma com elas.

2- Para prevenir rugas em volta dos olhos, aplique um produto específico. Mas, para garantir sua completa absorção, “esquente” uma pequena quantidade esfregando-o com as pontas dos dedos antes de usá-lo, fazendo movimentos suaves.

3- As máscaras devem fazer parte da sua rotina de beleza. Escolha uma que se adapte ao seu tipo de pele e evite apenas a área dos olhos. Remova com água abundante e, em seguida, aplique um hidratante.

4- Para desobstruir os poros, experimente as escovas e esponjas especiais que reforçam a ação da água e do sabonete. Mas é preciso usá-las com suavidade para não agredir a pele.

5- A pele do pescoço é muito sensível e, geralmente, seca. Para essa região delicada e importante, prefira usar sabonetes neutros e produtos com alphadroxiácidos ou vitamina C. Você também pode usar o mesmo hidratante que passa no rosto, desde que ele seja suficiente para mantê-lo protegido do ressecamento. A nuca também não deve ser negligenciada. A limpeza e a hidratação devem ser estendidas para essa região, também propensa a espinhas e acúmulo de células mortas.

6- Uma boa ginástica para manter a pele do pescoço sempre lisa: force um sorriso e mantenha os dentes cerrados dizendo “iiii”. Sinta a contração dos músculos e segure a posição por alguns segundos antes de relaxar. Repita este exercício no mínimo dez vezes por dia.

7- Se você tiver tempo disponível, não hesite em experimentar um banho de banheira. A temperatura ideal da água é de 37 graus. As buchas ou luvas são indispensáveis porque, além de limpar e amaciar a pele, ajudam a estimular a circulação. Já as pedras-pomes são ótimas auxiliares para retirar as células mortas dos pés, joelhos e cotovelos. Óleos de banho são bem-vindos nessa hora. Eles funcionam como hidratantes e aromatizantes, além de conferir um aspecto sedoso à pele.

8 – Se você deseja ter uma pele bonita, fique ligada na medicação oral e a exposição ao sol. Essa combinação pode provocar manchas irreversíveis na pele. Consulte o seu médico a respeito do problema antes de ir à praia ou à piscina. 9 – Proteja seu rosto do contato da água clorada ou salgada com um spray de água mineral ou termal (encontrada nas farmácias). Utilize-a em intervalos regulares e especialmente antes de reaplicar o protetor solar. Só lembre-se de deixar secar primeiro.

10 – Não é porque a sua pele é oleosa que ela está livre da desidratação. Proteja-a com um produto em forma de gel quando for à praia e com um hidratante antes da maquiagem. Para livrar-se do brilho provocado pelo excesso de óleo, adote os lenços absorventes para essa finalidade vendidos nas boas perfumarias.

11- Fique atenta a áreas geralmente vulneráveis ao sol como lábios, nariz, pálpebras, região sob os olhos, ombros e peito dos pés. Essas regiões também pedem o uso de um protetor solar mesmo quando você está longe da praia, pois recebem a luz diretamente. É comum, por exemplo, que a pele dos pés ganhe uma coloração mais escura devido o uso de sandálias e calças compridas.

12- Pêlos extras no rosto pedem uma consulta ao dermatologista. Eles podem ser causados por fatores hereditários, desequilíbrio hormonal ou gravidez. Se você se sente desconfortável com eles, corte-os com uma tesoura ou depile com cera quente, mas nunca os arranque por conta própria, para evitar o risco de inflamação. 13- Para saber o seu tipo de pele, faça o teste do papel: ao sair da cama, pela manhã, antes de lavar o rosto, pressione um lenço absor