Apple contrói software para rodar na plataforma Windows

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 5 de abril de 2006 as 17:34, por: cdb

A Apple, fabricante do computador Macintosh e do aparelho digital de música iPod, apresentou nesta quarta-feira o primeiro software para rodar em seus computadores o sistema operacional Windows, da Microsoft, um movimento que pode atrair milhões de compradores. Ao permitir a mudança para o Windows, o sistema operacional mais usado no mundo, a Apple espera atrair os que desejam ter Macs, considerados mais fáceis de usar e com mais estilo por muitos que, mesmo assim preferem o software da Microsoft.

Em reação ao anúncio, as ações da Apple saltavam mais de 7,5% na Nasdaq. Segundo a companhia, o software Boot Camp, disponível imediatamente para download, viabiliza que os Macs com chips da Intel funcionem tanto com o Windows XP como com o sistema operacional Mac OS, da própria Apple.

As rivais Dell e Hewlett-Packard já utilizam o software Windows.

– Nós achamos que o Boot Camp torna o Mac ainda mais atraente para que os usuários do Windows considerem fazer a mudança – disse Philip Schiller, vice-presidente sênior da Apple, em um comunicado.

Além disso, os usuários do Macintosh vão provavelmente conseguir rodar alguns jogos e outros softwares nos seus computadores Mac OS X. A versão final do Boot Camp estará disponível como aplicativo do computador Mac OS X, versão 10.5 Leopard. A Apple afirmou que não dará suporte para instalar nem manter o Boot Camp em funcionamento e tampouco para o software Windows, o qual reiterou não vender.

A empresa informou em junho passado que mudaria para microprocessadores feitos pela Intel, maior fabricante mundial de chips, depois de utilizar os produzidos pela IBM <IBM.N>. A companhia planeja usar chips da Intel em toda sua linha Macintosh até o fim de 2007.