Após tomar posse, Dilma deve receber seis chefes de Estado no domingo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 31 de dezembro de 2010 as 10:45, por: cdb

Brasília – Pelo menos seis chefes de Estado devem se encontrar com a presidenta eleita, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto no domingo (2). Aproveitando a vinda ao Brasil para participar da posse, presidentes e primeiros-ministros já pediram audiência e uma agenda preliminar já foi montada pela equipe de transição.

O primeira a ser recebido deverá ser o presidente da Venezuela Hugo Cháves. Ainda na manhã de domingo estão previstos encontros com o presidente da Bolívia, Evo Morales, do Uruguai, José Mojica, com o primeiro ministro da Coreia do Sul, Kim Hwang-sik, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates e o primeiro-ministro do Senegal, Souleymane Ndéné Ndiaye.

Para a cerimônia de posse, 132 países já confirmaram o envio de representantes. Estão também confirmadas a presença de 12 chefes de Estado e 12 chefes de governo. Vices-presidentes também comparecerão à cerimônia, além de 23 ministros de Estado e 76 embaixadores. A presença da secretária de Estado americana, Hillary Clinton também foi confirmada. Já a presidente da Argentina alegou motivos pessoais para não participará da posse.

Além dos chefes que pediram audiência com a presidenta, também estarão presentes na posse os chefes de Estado da Holanda, Gerrit Schotte; da Bulgária, Boyco Borissov; do Haiti, Jean Max Bellerive; do Catar, Abdullah bin Khalifa AlThani; do Marrocos, Abbas El Fassi; da Jamaica, Bruce Golding; de São Tomé e Príncipe, Patrice Emery Trovoada; e do Sri Lanka, Ratnasiri Wickramanayake – além do ex-premiê japonês Taro Aso.

O número de chefes de Estado e de governo com presença confirmada pode ser alterado até o dia da posse.

Edição: Talita Cavalcante

Leia também:

Três governadores tomarão posse na virada do ano Transmissão ministerial começará durante festa de Dilma no Itamaraty Mau tempo pode fazer Dilma desfilar em carro fechado, mas esquema da posse está mantido