Apesar do empate Juventude é líder

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 9 de outubro de 2002 as 23:54, por: cdb

O Juventude apenas empatou com a Portuguesa por 1 a 1, nesta quarta-feira à noite, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de o jogo ter sido disputado em Caxias, o resultado pode ser considerado positivo para o time gaúcho, que voltou à liderança do Brasileirão.

Com o empate do Corinthians contra o Figueirense e a derrota do São Caetano contra o Flamengo, o Juventude chega aos 30 pontos, isolado na ponta. Já a Portuguesa, com 19 pontos, encerra sua série de quatro jogos fora de casa somando apenas um e longe da briga por uma vaga na segunda fase do torneio.

O Juventude começou o jogo sufocando a Portuguesa em seu campo de defesa. O time paulista mais uma vez mostrou muitas dificuldades para sair jogando e armar suas jogadas de ataque. Acuada em campo, a Lusa foi recuando e permitindo os avanços do time do Juventude.

A equipe gaúcha, com pouco espaço para entrar na área da Portuguesa tocando a bola, passou a arriscar alguns chutes de fora da área, vários de forma precipitada. Com isso, poucas bolas tiveram a direção do gol. Quando as finalizações foram certas, o goleiro Bosco fez boas defesas.

Num dos seus melhores lances, Cláudio Pitbull bateu para o gol, Bosco defendeu, a bola bateu na trave, voltou no goleiro da Lusa e saiu. Apesar de muito pressionar, o time gaúcho não conseguiu chegar ao seu gol na primeira etapa. Já os jogadores da Lusa deixaram o campo reclamando um pênalti não marcado em Alex Xavier.

O Juventude voltou para o segundo tempo novamente pressionando a Portuguesa. Mas faltou competência ao ataque gaúcho para marcar. Com isso, a Portuguesa aproveitou-se de um rápido contra-ataque para marcar, com Alex Alves, aos 9min.

Nos contra-ataques, a Lusa continuou levando perigo ao Juventude. Mas o time paulista continuou muito recuado, permitindo a chegada da equipe gauchá com perigo. Após muito pressionar, o Juventude chegou ao empate com Edmílson, que havia entrado no segundo tempo, aos 38min.

A Lusa ainda perdeu Lelo, expulso, mas conseguiu segurar o empate até o fim do jogo, quebrando a seqüência de derrotas no campeonato.

JUVENTUDE 1 X 1 PORTUGUESA

Juventude
Diego; Itaqui, Paulão, Índio e Filipe Alvim; Élder (Fernando), Dionattan, Marcelo e Michel (Edmílson); Cláudio Pitbull e Leonardo Manzi
Técnico: Ricardo Gomes

Portuguesa
Bosco; Júnior, Ageu e César; Ricardo Lopes, Jamir, Alexandre Gaúcho e Júlio; Édson Araújo (Sandro Fonseca), André Pinto, Alex Alves (Luís Henrique)
Técnico: Edu Marangon

Local: estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)
Juiz: Jamir Carlos Garcez (DF)
Cartões amarelos: Jamir (P), Filipe Alvim (J), Édson Araújo (P), André Pinto (P)
Cartões vermelhos: Lelo (P)
Gols: Alex Alves, aos 9min, e Edmílson, aos 38min do segundo tempo