Apesar de não voar, Vasp informa que “está tudo bem”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 23 de janeiro de 2005 as 15:42, por: cdb

A Vasp não voou neste domingo, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e o Comando da Aeronáutica, mas a empresa negou a paralisação das atividades. “Está tudo normal, não há nenhuma suspensão de vôo”, disse o assessor de imprensa da empresa, Mário Galvão, à Agência Estado. Até o início da noite deste sábado, o Ministério da Defesa e a Infraero não haviam sido informados sobre a falta de vôos.

Fontes do governo afirmaram que uma paralisação por decisão da empresa não surpreenderia. Ontem, a empresa estava operando apenas dois vôos. Segundo os informantes, provavelmente a Vasp poderá parar por alguns dias e voar em outros para não caracterizar o encerramento das atividades.

Com salários atrasados e sem dinheiro em caixa para pagar combustível, a Vasp definha a cada dia. A empresa, que nos tempos de glória chegou a ser a segunda maior do país, registrou 0,75% de participação de mercado em dezembro.

De mais de 100 vôos diários no passado, nesta semana a empresa mal conseguiu cumprir com regularidade e pontualidade quatro vôos. Neste sábado, operou apenas dois vôos para o Nordeste. Os aviões só decolam quando a empresa consegue vender pelo menos 50% dos assentos.