Apenas 27% dos estudantes do Norte do país completam o ensino médio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de março de 2003 as 08:41, por: cdb

De cada cem alunos que ingressam na primeira série do ensino fundamental apenas 59 conseguem terminar a 8ª série e os outros 41 param de estudar antes de concluir este nível de ensino.

Os dados fazem parte da publicação Geografia da Educação Brasileira 2001, produzida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), do Ministério da Educação.

De acordo com o estudo, os alunos que concluem, sem interrupção, essas etapas educacionais levam, em média, 10,2 anos para completar as oito séries do ensino fundamental e 3,7 anos para passar pelas três séries do ensino médio.

Do total de alunos que entram no nível educacional obrigatório, apenas 40% concluem o ensino médio, precisando para isso, em média, 13,9 anos.

Segundo o presidente do Inep, Otaviano Helene, os dados são alarmantes e evidenciam o atraso escolar brasileiro em todos os níveis.

“A situação é incompatível com as possibilidades econômicas que o Brasil tem e já poderíamos ter um sistema educacional muito melhor do que o de hoje”, disse.

Regiões

No Norte, dos estudantes que ingressam no ensino fundamental, apenas 27% terminam o nível médio, levando, em média, 15,1 anos para concluí-lo.

No Sudeste, esse índice é de 49%, e os alunos precisam de menos tempo: 12,7 anos.