AO MENOS 32 GUERRILHEIROS DAS FARC SÃO MORTOS EM ATAQUE, ANUNCIA SANTOS

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 11:19, por: cdb

BOGOTÁ, 26 MAR (ANSA) – Pelo menos 32 supostos guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram mortos hoje após um ataque militar na zona rural do departamento de Meta, informou o presidente Juan Manuel Santos.
   
“Até o momento, porque a operação continua, foram dadas baixas de 32 membros das Farc e quatro [guerrilheiros] foram capturados”, afirmou o mandatário colombiano, acrescentando que a ação teve início na madrugada de hoje e que contou com a ajuda de oficiais do Exército, da Marinha, da Força Aérea e da Polícia.
   
O vice-ministro colombiano da Defesa, Jorge Bedoya, disse hoje que acredita que as Farc cumpram “desta vez” com a libertação dos dez policiais e militares sequestrados que prometeu, depois do governo aceitar um novo adiamento e modificação da data do resgate.
   
De acordo com o novo cronograma, os reféns seriam libertados em duas operações que aconteceriam nos dias 2 e 4 de abril.
   
“Se as Farc não continuam mentindo ao país, esperamos que estes dez soldados e policiais estejam de novo com seus familiares e, obviamente descansando e se recuperando de tal tortura”, disse Bedoya.
   
Inicialmente a data foi marcada para esta segunda-feira, dia 26, sendo posteriormente transferida para o próximo fim de semana, e, enfim, fixada em 2 e 4 de abril.
   
O vice-ministro ainda disse que está acordado que no próximo dia 31 o Ministério da Defesa deve ser informado sobre a região onde serão realizadas as libertações para que as operações militares sejam suspensas. (ANSA)