Anthony Garotinho recebe diplomatas franceses no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 28 de novembro de 2005 as 13:35, por: cdb

As relações econômicas entre o Estado do Rio e a França foram o principal assunto no café da manhã oferecido hoje pelo secretário de Governo e de Coordenação, Anthony Garotinho, ao diretor da Seção das Américas e Caribe do Ministério francês das Relações Exteriores, Daniel Parfait, e a embaixadores franceses nos países do Mercosul.

O cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Philippe Dupont, e secretários estaduais também participaram do encontro, no Palácio Laranjeiras.

– Durante a reunião, foi ressaltada a importância da França para a economia fluminense. Desde o governo Garotinho, grupos franceses vêm investindo no estado e esta boa relação continua no governo Rosinha – destacou o secretário de Planejamento e Coordenação Institucional, Tito Ryff.

Entre os principais investimentos franceses no estado estão as fábricas da Peugeot-Citröen, em Porto Real, no Sul Fluminense, da L´Oréal e da Michelin, que já tem duas unidades no estado, uma na Zona Oeste do Rio e outra em Itatiaia, no Médio Paraíba.

Este ano, a Michelin anunciou que vai investir R$ 600 milhões na construção de uma fábrica de pneus para tratores e caminhões em Campo Grande, ao lado da unidade fabricante do produto para ônibus e caminhões e que também será ampliada.

Participaram da reunião os embaixadores da França no Brasil, Jean de Gliniastry; na Argentina, Francis Lott; no Paraguai, Denis Vene; e no Uruguai, Laurent Rapin; além do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Maurício Chacur, e do secretário-chefe de Gabinete da Governadora, Fernando Peregrino.