Aniversário do Malê Debalê é festejado por alunos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 15:35, por: cdb

A EscolaMunicipal Malê Debalê, em Itapuã, amanheceu em festa nesta sexta-feira (23). Osalunos comemoraram o 33º aniversário do bloco afro Malê Debalê com música,dança, poesia, jogral e apresentações teatrais. “Gosto da minha escola, porqueaqui eu faço teatro, danço e ainda tenho um espaço enorme para brincar”, contaa aluna Sabrina dos Santos, de 9 anos.

 

Aunidade, que atende a 370 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental,tem um modelo de educação diferenciado. “Aqui temos o ensino da música, a dançae todas as atividades são realizadas a partir da história e cultura dos negrose índios”, explica a gestora Rosyvone Gomes.

 

Opresidente do bloco, Jocélio Araújo, e membros da instituição participaramda atividade. “Difundir a cultura negra e representar a comunidade de Itapuãjunto ao poder público são alguns dos nossos objetivos. Estamos formando aquina escola nossos substitutos e o futuro desse país”, ressalta Jocélio.

 

OMalê Debalê é um bloco afro, fundado em 23 de março de 1979 por um grupo demoradores de Itapuã que desejavam ver o seu bairro representado no Carnaval deSalvador. Em 2006, o bloco, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação,Cultura, Esporte e Lazer (Secult), fundaram a Escola Municipal Malê Debalê.