Angra I é desligada para manutenção

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de dezembro de 2005 as 10:59, por: cdb

A usina nuclear Angra I foi desligada às 7 h desta segunda-feira para reaperto das buchas de saída do gerador elétrico principal, e deve voltar a funcionar às 21 horas de terça, de acordo a Eletronuclear. A interrupção da atividade para manutenção do gerador elétrico principal não deve trazer nenhum prejuízo à geração de energia.

– Outras áreas estão fornecendo essa energia, Isso não afeta a disponibilidade da usina –  disse o superintendente adjunto de Angra I, Olívio Napolitano.

O engenheiro explicou que o processo será iniciado assim que as proteções elétricas estiverem retiradas, para segurança operacional dos trabalhadores. Napolitano informou que a manutenção inclui o reaperto das buchas do gerador, que é uma atividade não rotineira que se tornou necessária ao se verificar uma variação do comportamento do gerador elétrico.

– Então, tem uma recomendação operacional para se verificar essas buchas. O processo tem por objetivo garantir que o sistema não vai ter nenhuma alteração durante a operação normal – esclareceu ele.

Olívio Napolitano destacou, entretanto, que se o processo de reaperto das buchas não der certo, a equipe de Angra I poderá realizar uma outra atividade, que é a troca das buchas.

– Mas, a princípio, a experiência operacional mostra que o aperto pode dar resultado. Isso só é possível fazer após um teste operacional do sistema – afirmou.

O superintendente adjunto de Angra I revelou, ainda, que a operação não afeta a área nuclear da usina, pois o trabalho é feito na turbina, sem contato com área nuclear em si.