Anglicanos discutem a ordenação de mulheres como bispos

Arquivado em:
Publicado Segunda, 14 de Fevereiro de 2005 às 08:37, por: CdB

A Igreja da Inglaterra, palco de várias desavenças devido à ordenação de homossexuais, estuda nesta semana permitir que mulheres se transformem em bispos. A questão aparece com destaque na agenda de discussões do sínodo da Igreja Anglicana, quando 600 representantes dela se reúnem em Londres durante os próximos quatro dias.

Totalmente fora da agenda, porém, estará o casamento entre o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico e futuro chefe da Igreja da Inglaterra, e sua namorada, Camilla Parker Bowles.
O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, descartou a possibilidade de realizar discussões a respeito do assunto.

A Igreja e o Estado já uniram forças para rebater as eventuais críticas na questão. O casal deve oficializar sua união em abril, em uma cerimônia civil à qual se seguirá uma bênção de Williams.
Mas um porta-voz do sínodo reconheceu que, em meio às discussões sobre a ordenação de pastores homossexuais, o encontro deve passar por momentos de grande tensão.

- Essa é uma semana potencialmente difícil para nós. Há questões que despertam sentimentos muito fortes - disse ele.

 
A Igreja da Inglaterra ordenou sua primeira mulher dez anos atrás, depois de um acalorado debate. Agora, um sexto dos 11 mil pastores da Inglaterra é uma mulher. Líderes da Igreja gastaram três anos sondando seus membros em busca de saber o que acham da ordenação de mulheres como bispos, um passo já adotado pelos anglicanos nos EUA, no Canadá e na Nova Zelândia. Nesta semana, serão discutidos os argumentos teológicos a favor e contra essa medida.

Depois, em julho, no seu próximo sínodo, os líderes da Igreja Anglicana podem acatar a decisão de abrir as portas para a ordenação de mulheres como bispos. Membros liberais e conservadores da Igreja trocaram acusações duras devido ao casamento entre pessoas do mesmo sexo no Canadá e à ordenação do bispo homossexual Gene Robinson, em 2003.

Ao contrário do que acontece na Igreja Católica, rigidamente hierarquizada, os anglicanos atuam por consenso e muitos temem que a Igreja Anglicana rache caso não se chegue a um consenso a respeito das questões polêmicas.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo