Aneel aprova reajuste para receita anual de transmissoras de energia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 3 de julho de 2003 as 14:57, por: cdb

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste de 31,51% para a Receita Anual Permitida (RAP) de 15 concessionárias de transmissão de energia elétrica.

O reajuste corresponde à variação do IGP-M entre junho de 2002 e maio deste ano. A correção está em vigor desde o dia primeiro de julho para a receita das seguintes concessionárias: CEEE, Celg, Celtins, Cemig, Chesf, Copel, Coelba, Cteep, Eletronorte, Eletrosul, Escelsa, Furnas, Light, ECTE e Eteo.

A RAP é a remuneração máxima permitida às transmissoras a cada ano. De acordo com a Aneel, o valor total estabelecido para a Receita Anual Permitida das transmissoras é de R$ 4,4 bilhões.

A agência reguladora também autorizou a transferência de quatro termelétricas da Ceará Geradora de Energia S/A para a cidade de Manaus.

As usinas foram contratadas pela Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial para funcionar como “seguro anti-racionamento” no Ceará. A transferência foi autorizada para suprir o abastecimento de energia da capital do Amazonas, que vive a ameaça de racionamento. As térmicas devem entrar em operação até setembro.